Estudo: Pedro ou Rocha
fecias sobre a Igreja
- A primeira vez que a Igreja é profetizada
diretamente, está em Mateus:
Þ Mateus
16:13~18; "... edificarei a minha
igreja."
- V.18; no original, grego, é assim: "Pois também
eu te digo tu és Petros e sobre estapetra edificarei a minha
igreja; e as portas do Hades não prevalecerão contra
ela."
- A palavra "pedra", na Bíblia, nunca foi usada
para homem. Desde o V.T., e nós vamos ver nos textos abaixo, as expressões pedra
e rocha, nunca foram usadas para referir-se a homens.
Þ Deuteronômio
32:15; "... e desprezava a rocha da sua
Salvação."
Þ
Salmos 71:3; "Sê tu para mim uma rocha de
refúgio...; pois tu és a minha rocha e a minha fortaleza."
Þ Salmos 75:5; "... nem faleis com arrogância contra a
Rocha."
Þ
Salmos 118:21~22; "A pedra que os
edificadores rejeitaram, essa foi posta como pedra angular."
Þ Gênesis 49:24; "... pelas mãos do Poderoso de Jacó, o Pastor, o Rochedo
de Israel."
Þ
Deuteronômio 32:3~4; "Ele é a
rocha..."
Þ I Samuel
2:2; "... não há rocha como o nosso
Deus."
Þ II Samuel 22:32; "... e quem é rocha, se
não o nosso Deus?"
- Bem claro, "a pedra e a rocha", nunca essas expressões
foram usadas referindo-se a homem. Agora, vemos no N.T., Jesus trocando o nome
de Simão para Pedro:
O nome de
Simão era, "Simão Barjonas"; Bar significa filho, portanto Simão filho de João.
Jesus falou assim: "Simão, eu vou te pôr outro nome, vou te chamar de Cefas, que
é "uma pedra" em aramaico (Petros no grego). Jesus trocou assim o nome de Simão,
como sendo uma profecia do que Pedro viria a ser, quando recebesse o Espírito
Santo. Porque podemos afirmar que era uma profecia? Porque Jesus, nos
evangelhos, chamou Pedro de Pedro, somente duas vezes, analise nos evangelhos,
Jesus chamava Pedro de Simão; Pedro virou Pedro após receber o Espírito
Santo.
- Em ÞMateus 16:18, o evangelista não usa a
palavra Cefas em aramaico, usa a palavra Petros no grego, porque a palavra grega
Petros, significa uma pedra solta, um pedaço, uma lasca de pedra, enquanto a
palavra petra, significa uma rocha. No inglês é mais claro, stone (pedra) e rock
(rocha). Interessante isso, Jesus usa a palavra Cefas em aramaico para chamar
Simão e Mateus usa a palavra grega Petros, "tu és Petros e sobre esta petra
edificarei a minha Igreja."
- Há também uma discussão teológica, pois a palavra "Petros"
é masculina e a palavra "petra" é feminina; então, a discussão é que, após a
confissão de Pedro "Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo", Jesus estaria se
referindo a essa confissão quando declarou: " Tu és Petros e sobre essa petra"
(sobre essa confissão que eu sou Cristo, o filho do Deus vivo) edificarei a
minha Igreja (confissão=homologia no grego, é uma palavra também
feminina).
- Sobre essa rocha ou sobre essa confissão, tanto faz, o que
tem que ficar claro é que a Igreja, o fundamento da Igreja, a pedra principal da
Igreja, é Jesus Cristo e não Pedro. Se olharmos para o contexto de
ÞMateus
16:13~18, vemos:
V.13; tendo Jesus chegado às regiões de Cesaréia de Filipe,
"interrogou a Pedro": quem dizem os homens ser o filho do homem? É assim que
está na sua Bíblia? Não, Jesus "interrogou a seus
discípulos."
- V.16; então Pedro respondeu pelos discípulos e como foi
Pedro quem respondeu, Jesus continuou a conversa com Pedro, revelando essas
coisas para Pedro.
- Quem no N.T. define quem é a pedra?
Þ Atos 4:8~12; "Ele (Jesus) é a pedra que foi rejeitada por vós
..."
Þ I Pedro 2:4~8; Jesus é a pedra que os
edificadores (os judeus) rejeitaram.
Pedro esta citando o ÞSalmo 118:21~22 e definindo quem é a
pedra. Essa discussão, nem deveria existir, se a pedra é Pedro ou não, porque na
Bíblia não há uma citação dizendo que alguém, um homem, é chamado de pedra, de
nenhuma maneira podemos ver na Bíblia que há outro fundamento além de Jesus
Cristo, é blasfêmia dizer que há outro fundamento além de
Cristo.
-
Þ Mateus 18:16; "... pela
boca de duas ou três testemunhas toda
palavra
(rhema) seja confirmada."
Pedro definiu quem é a pedra, porém para que toda palavra
(rhema) seja confirmada, vamos ver outra testemunha. Paulo também define quem é
a Pedra, o fundamento.
Þ I
Corintios 10:1~4; "... e a pedra era
Cristo."
Þ I Corintios 3:10~11; "Porque ninguém pode
lançar outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus
Cristo".
Þ Efésios
2:19~22; "edificados sobre o fundamento dos
apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Cristo a principal pedra de
esquina."
O fundamento
dos apóstolos e dos profetas é um fundamento, que é Jesus Cristo. Os apóstolos e
os profetas é quem foram usados para escrever as Escrituras, foram eles que
deram a base da Igreja, mas sobre quem? Sobre Jesus Cristo, e Paulo, quem mais
escreveu fundamentos, diz: "Ninguém pode pôr outro fundamento a não ser Jesus
Cristo." Amém.
- Outro fato que também precisa ficar desmistificado é que
Pedro nunca foi apóstolo dos gentios; Pedro não dirigiu a Igreja em Roma, nunca
ele foi apóstolo dos gentios. Paulo escreve em Gálatas:
V.7; "... o evangelho da incircuncisão...", qual é o
sinônimo da incircuncisão? Os gentios, Paulo está dizendo: pregar o evangelho
para os gentios, me foi confiado.
V.8; "porque aquele que operou a favor de Pedro para
o apostolado da circuncisão ...", o que quer dizer apostolado da circuncisão?
Apostolado para os judeus. Pedro ficava em Jerusalém, com Tiago e João; então,
Paulo diz: aquele que operou a favor de Pedro para pregar o evangelho para os
judeus, operou também em mim , a meu favor, para pregar o evangelho para os
gentios.
V.9; Tiago, Cefas (olha Pedro sendo chamado de
Cefas) e João, que eram as colunas da Igreja, comissionaram Paulo e Barnabé para
pregar aos gentios e permaneceram pregando aos judeus.
-
Þ Romanos 11:13; Paulo
falando: "porquanto sou apóstolo
dos
gentios.
Então, Paulo foi designado para ser apóstolo
para os gentios e Pedro para ser apóstolo para os judeus. Porém, como vimos
antes, Pedro foi quem pregou para Cornélio, o primeiro gentio a vir para a
Igreja. Então, vocês podem estar perguntando, porque?
-
Þ Mateus 16:18~19
- V.18; "... edificarei a minha igreja"; que tempo está o
verbo? Edificarei, futuro. Vemos aqui mais uma prova de que não existia a
Igreja.
- V19; aqui Jesus fala diretamente para Pedro, no singular,
"dar-te-ei as chaves do reino dos céus..."
Þ Atos
1:8
Aqui em
Atos dos Apóstolos, quando Jesus está para ascender aos céus, Ele dá uma
instrução para os apóstolos, Jesus falou assim: ficai aqui em Jerusalém, até que
do céu desça poder e então vocês vão ser as minhas testemunhas. Onde? Qual é a
ordem? "em Jerusalém, Judéia e Samaria, e até os confins da terra". Não pensem
que é uma frase solta, assim qualquer, não é não. Jesus colocou uma ordem de
evangelização; "sereis minhas testemunhas em Jerusalém e Judéia", isso ocorreu
por oito anos, quando o evangelho foi pregado só para os judeus. E então, depois
Jesus abriu para Samaria e para os gentios, até os confins da
terra.
-
Þ Mateus 16:19
"Pedro,
vou te dar as chaves do reino dos céus e o que você ligar na terra, será ligado
no céu e o que você desligar na terra, também será desligado no céu". Não é
Pedro que ligaria ou desligaria no céu, ele ligaria e desligaria na
terra.
"Eu te dou as chaves..."; para que serve uma
chave? Para abrir.
- Então, Pedro vai abrir o evangelho primeiro para os judeus,
Jerusalém e Judéia.
Þ Atos 2:14~41; o discurso de Pedro após o início da igreja no dia de Pentecostes.
Pedro explicou, para os judeus, o que aconteceu e abriu o evangelho para todos
de Jerusalém e Judéia.
-
Þ Atos 8:1~17; o evangelho
em Samaria.
Filipe foi a Samaria, pregou o evangelho
e chegou até a batizar em nome de Jesus Cristo. Eu duvido que Filipe batizasse
alguém que não tivesse declarado que aceitara a Jesus como Senhor e Salvador;
Filipe não iria batizar ninguém que ele não tivesse certeza que tinha recebido a
Jesus no coração. Porém, não tinha acontecido nada, V.16, "porque sobre nenhum
deles (os israelitas de Samaria), havia descido o Espírito Santo. Então, os
apóstolos Pedro e João foram a Samaria e, V.14 e 15, oraram por eles, para que
recebessem o Espírito Santo. Foi necessário Pedro orar, para que abrisse o reino
dos céus para os de Samaria. O Espírito Santo é o selo da Igreja e as chaves
tinham sido dada a Pedro.
- Chegou a hora dos gentios, Pedro foi à casa de Cornélio.
Porque não veio a revelação do lençol com os animais, que estudamos, para João,
para Tiago, ou para outro? Veio para Pedro, a chave estava com Pedro. Então,
Pedro vai para Jope e abre as portas da Igreja para os gentios; na hora que ele
começa a falar, "Pentecostes" sobre os gentios, todos receberam o Espírito
Santo.
- Pedro não era o apóstolo dos gentios e porque ele foi falar
com Cornélio? Porque Jesus o tinha comissionado para abrir as portas do reino
dos céus, desde Jerusalém, Judéia, Samaria e até os confins da terra.
Þ Atos 2:39; "Porque a promessa vos pertence a vós, a vossos filhos, e a todos
que estão longe: a quantos o Senhor nosso Deus chamar."
- O reino dos céus é este período que se chama Igreja, ele
está contido neste período. O reino dos céus, como Jesus fala, é o nome de um
período e nós vivemos nele; os mistérios do reino dos céus,
mistérios.
-
Þ Mateus 18:15~18
Para
quem Jesus falou esta passagem? Para a Igreja; aqui Jesus começou a dar as
orientações para a Igreja que iria ser edificada. Lá em Mateus 16:19, Jesus
falou diretamente a Pedro, no singular, para que ele abrisse a oportunidade
cristã para judeus, samaritanos e gentios. Mas, agora Jesus repete para a Igreja
toda, a Igreja toda tem esse poder nas mãos. "Tudo quanto ligardes na terra será
ligado no céu; e tudo quanto desligardes na terra será desligado no céu". Quando
você aqui na terra liga algo, você está amarrando e quando você desliga, você
está soltando.
Þ Mateus
18:19~20; está tudo ligado
aqui.
- A passagem de Mateus 16, foi a primeira profecia direta
sobre a formação da Igreja. Porém antes, indiretamente, Jesus Cristo já havia se
referido a essa época. O que era para acontecer? Jesus veio; a igreja nunca
tinha sido profetizada; era para Jesus vir e se oferecer como Rei, se apresentar
como Rei, mostrar que Ele era o Messias prometido a Israel; fazer o sacrifício
que já estava profetizado no V.T. Porém, alguém já pensou na possibilidade de
Israel ter aceito o seu Messias? E se Israel tivesse aceitado Jesus como
Messias?
-
Þ Lucas 19:28~40; a entrada
triunfal de Jesus em Jerusalém.
Þ Zacarias 9:9; a profecia.
Nesse dia, cumpriu-se a profecia e o povo, querendo ou não, suas
bocas gritavam: "Hosana nas alturas, Bendito aquele que vem em nome do Senhor";
as palavras que devem ser faladas só para o Messias.
V.39 e 40; quando os fariseus ouviram aquilo, sabendo que
essas palavras só podem ser dirigidas ao Messias, eles falaram: "Mestre, manda
que seus discípulos se calem", e Jesus respondeu: "se eles se calarem, as pedras
clamarão"; porque naquele dia se cumpria a profecia de Þ Zacarias 9:9.
Se Israel tivesse aceito a Jesus, nesse dia Jesus seria coroado
Rei.
- Porém, como se cumpririam as profecias abaixo, entre
outras, acerca de Jesus:
Þ Salmo 22:1; "Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?"
Þ Isaías 53
"como ovelha muda ele foi para o matadouro e não abriu a sua boca; foi ferido,
foi pisado, pelas nossas transgressões, o castigo nos traz a paz estava sobre
ele."
As profecias poderiam
ficar sem cumprimento? Não. Jesus viria, ofereceria o reino e Israel o aceitava
como Rei, como o Messias. Então, o que aconteceria? Jesus, coroado Rei? De quem
era o império? Chegaria a notícia em Roma; Israel coroou um Rei. O que iria
acontecer? Tribulação. As legiões romanas, teriam chegado em Israel, a
tribulação como profetizada no V.T. seria totalmente cumprida, Jesus seria
crucificado, pois essa era a pena de morte no império romano, Jesus crucificado,
morto e sepultado, e então, após três dias, ressuscitaria, implantaria o reino,
acabaria com o anticristo, que era o imperador romano. Tudo igual como
acontecerá, não é maravilhoso e perfeito o plano de Deus? Estudaremos isso mais
adiante no curso.
- Por isso a Igreja era um mistério, porque se a Igreja
tivesse sido profetizada, o oferecimento do reino por Jesus para Israel, seria
falso. Se a profecia da Igreja tivesse que ser cumprida, como Jesus iria
oferecer o reino antes? Perceberam? Deus sabia que Israel não ia aceitar, então,
Deus tinha esse plano; mas o plano de Deus ninguém frusta, tudo teria se
cumprido. Portanto, o oferecimento do reino a Israel, foi verdadeiro. Quando
Israel rejeitou, Jesus começou a profetizar o que nunca tinha sido profetizado,
a Igreja. O plano de Deus é perfeito e Sua Palavra é perfeita,
Aleluia.
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